quinta-feira, 6 de junho de 2013


“A sabedoria de Deus é loucura para os homens”, canta PG na música Sábia Loucura, uma das faixas deAdoração (MK Publicitá), seu primeiro CD solo. A frase pode ganhar vários significados, e até mesmo mensagens, no contexto em que o disco é lançado. No fim de 2003, PG surpreendeu muita gente com o anúncio de sua saída da banda Oficina G3, a mais renomada do rock gospel brasileiro, tendo sido a única a participar do Rock in Rio, em sua terceira versão. Foram seis anos de banda e quatro CDs muito bem-sucedidos, entre eles Acústico e O Tempo.
Muita coisa foi dita sobre os motivos que levaram o cantor a tomar a decisão: briga com os demais integrantes do grupo, vontade de ganhar mais em carreira solo e outras fofocas que não valem nem ser mencionadas, pois deveriam passar longe dos que se dizem cristãos.
Mas a verdade é que PG, que fora ordenado pastor, junto com a esposa Rosana, em junho do ano passado, não encontrava mais no grupo a liberdade para poder priorizar esse chamado de Deus em sua vida. E, como revela em entrevista ao U.M., também não sentia nos companheiros o respaldo necessário para que pudesse conciliar as atividades da banda e o ministério pastoral.
“Não saí porque queria fazer uma carreira solo, mas sim por causa de um propósito, o meu ministério pastoral, que não estava sendo bem compreendido. Era aquela coisa: ‘eu entendo, mas não aceito’. E eu não queria ser o chato da banda. Não houve briga, não saí porque queria ganhar dinheiro. Saí exatamente porque queria continuar cantando e me dedicar a outros propósitos. Onde estava eu não conseguia”, diz PG.
Os versos de Sábia Loucura também se aplicam ao disco propriamente. PG conta que o repertório de Adoração surgiu em fevereiro – depois, portanto, de sua saída do Oficina G3 – quando ele e o irmão Johnny Mazza se reuniram para compor. Os dois assinam juntos oito das 13 faixas do disco (Sábia Loucura é uma delas), sendo uma também com Emerson Pinheiro, A Palavra. PG assina sozinho Posso Ouvir, a primeira música de trabalho, e Johnny,Faça O Bem. Há ainda uma versão de PG e Emerson para uma música de Michael Farron (Faz Chover) e composições de Marcus Salles (Quero Ser Teu Amigo) e Livingston Farias (Santo).
Músicas definidas, a dupla começou o processo de pré-produção, em abril, em São Paulo. Em maio foram para o Rio de Janeiro gravar e mixar nos estúdios da MK, sob a produção de Emerson Pinheiro. PG renega as críticas de que está lançando um disco antes do Oficina – cujo primeiro trabalho sem o cantor ainda está em produção – porque as canções já estariam prontas.
“As pessoas falam que elas (as músicas) já estavam prontas, que eu estou lançando um disco antes do Oficina, mas se esquecem de que quando você tem unção, tem um objetivo, você faz as coisas acontecerem. A única coisa que eu tinha era um esboço do refrão de Posso Ouvir, pois eu estava lendo a Bíblia e me veio à cabeça que, por mais difícil que seja a situação, quando leio a Palavra ou vou à igreja eu ouço a voz de Deus. Eu não tenho medo de tribulação. As melhores cartas que Paulo escreveu foi na prisão”, afirma PG.
Por fim, talvez a principal “sábia loucura” da música e do próprio CD seja a participação de Fernanda Brum nessa faixa, a mais pesada do disco. PG conta que a admiração pela cantora é antiga, e que sempre desejou dividir os vocais com ela.
“Sempre quis convidá-la para cantar comigo, mas no Oficina eu não tinha essa abertura. Eu acho que a letra tem tudo a ver com ela. A idéia foi mostrar, como diz a música, que a sabedoria de Deus é loucura para os homens. Na hora a Fernanda aceitou, e eu dou parabéns a ela. Mesmo com a possibilidade de algumas pessoas que gostam dela torcerem o nariz, a Fernanda foi corajosa”, derrete-se o cantor.
Rock garantido
Pelas participações de PG em faixas isoladas dos projetos Amo Você Volume 10 e Paixão de Cristo, especulava-se que em seu disco solo o cantor paulista de 28 anos adotaria o caminho das baladas, esquecendo ou, usando um termo do futebol, esporte do qual tanto gosta, o deixaria de escanteio. Mas que nada. Outra “sábia loucura”. O rock ‘n’ roll está garantido em Adoração, não só na faixa em que Fernanda Brum participa, mas também em Quem É Igual A Ele?Não Se EnganeFaça O Bem e muitas outras.
“Meu propósito musical nunca foi mudar de estilo. Não sou maria-vai-com-as-outras, atrás do ritmo da moda, como infelizmente existe no meio gospel. Ouço rock desde os 5 anos. Quando me converti, continuei ouvindo e vou continuar fazendo rock”, garante o cantor, para alegria de seus admiradores.

PG diz que agora, sem estar preso aos compromissos de uma banda, pode finalmente dedicar mais seu tempo à obra de Deus. Ele conta que, em outubro, fez apenas duas apresentações fora de sua igreja, onde é líder de louvor. Este é, para ele, o maior significado da palavra “liberdade”, normalmente usada por artistas que deixam um grupo para se dedicar à carreira solo.
“Hoje não vou mais à igreja só aos domingos”, resume PG, que musicalmente diz isso na faixa Eu Anunciarei, outra parceria dele com o irmão: “Eu vou anunciar / Os teus passos vou seguir / E eu vou anunciar / Que o céu é o melhor lugar para se estar”. E nisso não há qualquer loucura... 

PG muito lindo pow. amoo s2


Nenhum comentário:

Postar um comentário