domingo, 23 de junho de 2013

O que acontece quando você vira as costas para Deus .


A Bíblia fala muito em avançar, em ir adiante, em prosseguir para o alvo...
Mas também é fato que ela fala em retrocesso, em andar pra trás, em virar as costas, porque essa atitude é muito séria e tem conseqüências muito graves!

Ao ler a história do povo de Deus no passado, vemos uma geração após outra, dando as costas para o Senhor e sofrendo terrivelmente.

Em Os 11.7, por exemplo, Deus mesmo falou: “o meu povo é inclinado a desviar-se de mim”. Também em Jr 5.11 está escrito que Deus declarou: “O povo de Judá e o povo de Israel me traíram abertamente”.

E aqui lemos sobre Jonas, está escrito: “Jonas se aprontou, mas fugiu do Senhor, indo na direção contrária. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava de saída para a Espanha. Pagou a passagem e embarcou a fim de viajar com os marinheiros para a Espanha, para longe do Senhor”.
Fugir do Senhor, desviar-se de Deus, trair a Deus, virar as costas para Deus... o que será que acontece quando se vira as costas para Deus?

Uma pessoa pode virar as costas para Deus e não ser queimada viva na hora, mas  vai chegar o tempo em que ela sofrerá as conseqüências.

É o que podemos aprender deste relato sobre Jonas...
Jonas foi um homem que andava perto de Deus, em harmoniosa comunhão com Deus... tanto que Deus confiou a ele uma palavra profética, uma mensagem para uma cidade inteira, a cidade de Nínive.

Porém, lemos de Jonas ter virado as costas para Deus – a Bíblia diz que ele foi em direção contrária, em vez de ir para Nínive, ele desobedeceu... Jonas desceu para Jope e lá embarcou num navio que ia para Társis, para longe do Senhor.

E quando isso acontece a um servo de Deus, sabe o que o Senhor faz?
Deus permite tempestades para que ele seja acordado, despertado do seu erro.

A história de Jonas mostra que Deus agitou um mar inteiro para buscar um homem que estava em desobediência!

Você conhece alguém que tem virado as costas para Deus? ...será que você tem virado as suas costas para Deus? ...se distanciado de Deus? ...fugido de algum chamado de Deus?
Saiba que a sua tempestade chegará... quem vira as costas para Deus sofre as consequências.

E quais são as conseqüências do virar as costas para Deus?

...primeira:
A REPREENSÃO DO MUNDO
Quando o crente vira as costas para Deus ele está sujeito a ser repreendido pelo mundo.
Veja no v.6 como Jonas foi repreendido: “O capitão do navio o encontrou ali e disse:
– Como é que você está aí dormindo? Levante-se e peça socorro ao seu deus. Pode ser que ele tenha pena de nós e não deixe a gente morrer”

Aquele homem estava gritando para Jonas: “Ei, crente, você não é servo de Deus? ...o que você tá fazendo aí? Dobre os seus joelhos, faz oração!"

Você pode imaginar, um servo do Senhor repreendido por um marinheiro incrédulo, sem nenhum temor por Deus?

Crente que vira as costas para Deus está sujeito à essa vergonha.

...segunda conseqüência do virar as costas para Deus:
O PERIGO QUE VOCÊ REPRESENTA
Quando você vira as costas para Deus, você se torna uma pessoa perigosa de ficar perto... você se torna uma ameaça, um perigo para qualquer pessoa que ficar perto de você!
Confere aí no v.12, Jonas respondendo: “...Vocês me peguem e joguem no mar, que ele ficará calmo. Pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês”.

Veja só: quando você está afastado de Deus, está longe de Deus, você se torna numa das pessoas mais perigosas da terra. Por quê? Porque Jonas foi para longe do Senhor e Deus foi atrás dele!

Algumas pessoas pensam assim: "Ah! O vício é meu, o pecado é meu... o problema é só meu. Não prejudico a ninguém, só a mim".
Isso não é verdade! ...quando o rei Davi pecou ao numerar os israelitas, ele também se transformou num homem perigoso. Veio castigo de Deus sobre o povo.

...uma terceira conseqüência em virar as costas para Deus é a seguinte:
VOCÊ CAI NUM PROFUNDO ABISMO
Agora vamos ver o v.17: “O Senhor ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E ele ficou dentro do peixe três dias e três noites”.
Se você está se afastando de Deus, fugindo de Deus, deixando de buscar a Deus... uma consequencia disso é ser engolido como Jonas foi, no ventre de um grande sofrimento.

Esse sofrimento poderá ser na área da saúde, na área financeira, na área familiar, não sei... mas quem se afasta de Deus, só desce... cai em abismo.

Se você está distante de Deus, afastado dEle, pode ser que sua crise, sua tempestade, já tenha chegado!
Agora, se isso está acontecendo pela permissão de Deus, saiba que não é porque Deus quer destruir você, na verdade, Deus não quer destruir, Ele quer é você de volta, porque você é dEle!

Sabe, quando Deus vai atrás de alguém que tenha virado as costas para Ele, é porque esse alguém é dEle e ninguém pode impedir a Deus!

CONCLUSÃO:
Será que Deus mandou você fazer alguma coisa e você fugiu? ...será que o Senhor te falou algo ao coração e você não ouviu? ...te ordenou e você não obedeceu?
Você tem virado as suas costas para Deus?

Isso poderá resultar, se é que já não está resultando, em repreensão vergonhosa para você... em perigo para as pessoas que te cercam e num profundo abismo para a sua alma.

Não é bom virar as costas para Deus.
Jonas fez isso e sofreu amargamente... porém, ele se arrependeu e Deus restaurou a condição dele.

Deus restaurou tudo pra Jonas. E hoje, Deus quer restaurar você!

Então, se você quer ser consertado hoje, se você quer ser restaurado hoje, tudo que você precisa fazer é simplesmente voltar para Deus.

Dê esse passo de fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário